Preservar a natureza, seus recursos naturais, os elementos vivos e não vivos interagindo com as diversas formas de vida, defendendo-as das ações criminosas dos infratores, é um dever moral-social de todo cidadão e do Estado
Da Redação✍
Preservar o
meio ambiente significa algo de suma importância para a vida do nosso planeta
através de um conjunto de práticas extremamente necessárias. Representam uma
forma de oferecer meios para manter o envolvimento, a interação da parte
identificável ligada ao todo, de acordo com as leis da natureza e das
necessidades humanas, sem a extinção dos animais, o extermínio parcial e
gradual das matas e florestas para remoção seletiva de madeira e de outros
recursos naturais.
Proteger, ou preservar, o
ecossistema diz respeito à saúde do nosso planeta em benefício das atuais e novas
gerações. Tudo o que usamos no dia a dia depende direta ou indiretamente disso.
As práticas de conservação ambiental estão diretamente ligadas ao conceito de
sustentabilidade cujo principal objetivo é garantir as demandas daqueles que
virão para prevenir perdas devido ao uso indiscriminado dos recursos naturais
no presente. É fundamental evitar o agravamento de problemas ambientais que
possam causar grandes impactos em áreas onde não há interferência humana.
Quando se trata de meio ambiente, porém, há uma certa diferença em relação a preservar e conservar, embora verbos que expressam a mesma coisa. Preservar significa, neste caso, proteger elementos da natureza úteis ao ser humano para o cultivo, para a vida em sociedade no processo de avanço do progresso ou para a sobrevivência e o conforto social em geral.
Preservação tem a ver com compreender o espaço no qual envolve os componentes naturais de forma racional e sustentável, de modo a garantir boas perspectivas relativamente às necessidades das gerações futuras. Preservar, no sentido de conservar, significa manter o ambiente natural intocável e totalmente protegido, tarefa realizada com responsabilidade espontânea e sincera, um ato cívico e também de beneficência para cada cidadão integrante de qualquer grupo social do mundo.
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 do Brasil)
Um ecossistema devidamente equilibrado entre seus diferentes elementos proporciona grandes benefícios que podem impactar positivamente a existência de todos os seres terrestres. Os jovens devem estar atentos aos cuidados que o meio ambiente merece, bem como às consequências de não os ter.
Há um antigo provérbio indígena que diz: “Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro”.
© 2023-2023 Notícias & Novidades - Todos os direitos reservados
© 2023-2023 Notícias & Novidades - Todos os direitos reservados