Acne neo natal, como tratar erupções na pele do bebê

Pele de recém-nascidos é muito sensível, e na maioria das vezes, podem surgir espinhas, brotoejas e outras doenças de pele nos primeiros dias de nascido, saiba como tratar

Da Redação


Acne neonatal são erupções vesicopustulosas benignas, também chamadas de pustulose encefálica neonatal, ou simplesmente espinhas, doença muito comum em recém-nascidos, que pode ocorrer em qualquer idade, em adolescentes. Acne, ou espinhas, na pele do recém-nascido em até 30% dos casos, atinge cabelos e glândulas sebáceas, na forma de pequenas bolinhas avermelhadas em diversas partes do corpo e rosto da criança.

Existem outros cinco tipos de reação cutânea no período neonatal, além das espinhas, com as seguintes características:

Temporariamente, a doença acontece entre a segunda e a quarta semana de vida do bebê; às vezes, estende-se por um período de seis meses. As principais características da acne neonatal decorrem da predisposição genética devido aos hormônios maternos liberados durante a gravidez e o parto. A doença manifesta-se com múltiplas pápulas inflamatórias, comedões e pústulas eritematosas no nariz, testa e bochechas, e parecem resultar da estimulação das glândulas sebáceas pelos hormônios androgênicos maternos e neonatais.

As causas da acne neonatal, condição benigna, ainda não estão claramente definidas, relacionadas às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe e do bebê no final da gravidez e no parto. Enquanto na acne neonatal as espinhas ficam mais concentradas na cabeça do bebê, e nas crianças com mais de três meses ou mais, na pele um pouco mais rígida, a acne permanece por mais tempo segundo dermatologistas.

  O eritema tóxico neonatal, benigna,  não necessita de tratamento, é observado em aproximadamente um terço de todos os recém-nascidos, em termos, caracterizado pela presença de pequenas manchas vermelhas ou bolhas na pele em qualquer parte do corpo;

  A candidíase neonatal, acontece se o bebê for infectado pelo fungo Candida albicans durante o parto. Normalmente, se manifesta a partir do sétimo dia de vida, como aftas e pústulas e vesículas confinadas à região da fralda  deve-se aplicar um antifúngico;

  A miliária, um estado da pele relacionado ao calor e à transpiração.

Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas bolinhas, que podem ser incolores, no caso da miliária cristalina, mais comum no período neonatal, ou avermelhadas, no caso da miliária rubra, popularmente conhecida como brotoeja, que tende a desaparecer, naturalmente.

Como tratar a acne neonatal?

A maioria dos casos de espinhas em bebês não requer tratamento, pois elas desaparecem sozinhas em algumas semana sem deixar cicatrizes.

Cinco cuidados básicos com a pele do bebê com espinhas

1) O uso de água e sabão neutro para limpar a área afetada.

2) Banho sem sabonetes, loções ou cremes ásperos ou perfumados no rosto do bebê.

3) Limpeza e secagem da pele do bebê.

4) Uso de roupas adequadas à estação.

5) Exclusão de vestimentas de tecidos sintéticos ou muito quentes.

Apesar de ser também uma forma de amenizar lesões, essas medidas devem ser sempre tomadas durante a higiene do bebê como cuidado básico e preventivo para evitar o agravamento da irritação, a pele nos primeiros meses de vida é muito mais sensível. Se houver fluxo de pus nas espinhas, aumento de tamanho e rigidez, isso indica sintoma de algum tipo de infecção na pele. Se a acne neonatal persistir por mais de três meses ou causar desconforto ao bebê, consulte um médico imediatamente. 

face-red-heart-shape Que tal? Gostou? Então comente, divulgue Notícias & Novidades

© 2023 Notícias & Novidades Todos os direitos reservados 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato