Navio elétrico não tripulado percorre o mar da Noruega

Cargueiro porta-contêineres, projetado para não causar risco ambiental, navega em seu espaço geográfico de um porto a outro entre os fiordes da costa norueguesa

Da Redação


O primeiro cargueiro totalmente elétrico e autônomo do mundo, o Yara Birkeland, projetou e lançou seu casco ao mar em fevereiro de 2020, na Romênia, rumo à Noruega com o logo da produtora de fertilizantes, o mesmo nome da empresa que o lançou. O cargueiro representa um passo importante e promissor para a indústria marítima mundial.

Para quem defende a preservação da natureza, do meio ambiente, o cargueiro moderno significa um investimento muito importante, embora ainda seja “uma gota no oceano”, segundo alguns. As emissões do setor marítimo correspondem a 3% do total de gases de efeito estufa lançados na atmosfera, emissões antrópicas, que preocupam muito os ambientalistas.

Segundo os últimos dados disponíveis da Organização Marítima Internacional, as emissões do setor passaram de 962 milhões de toneladas de gases em 2012 para mais de 1 bilhão de toneladas em 2018. Com o tráfego de navios cargueiros com a qualidade do Yara e suas novas características, pretende-se reduzir as emissões em 40% até 2030 e em 50% até 2050.

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas GahrStore,  conhecendo o setor  de carga de potência do Yara


Com 80 metros de comprimento e 3 mil toneladas, o Yara navega desde 2017, resultado da soma de esforços entre as empresas Yara e Vard, responsáveis ​​pelo projeto, e a Masterlys, pelo acompanhamento técnico. A maior conquista do navio é o ambiente dos motores de propulsão. São oito baias de baterias substituindo as casas de máquinas comuns, relevantes 6,8 MWh de hidroeletricidade renovável equivalente a 100 Teslas.

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas GahrStore, visitou e verificou a dimensão da carga no compartimento de potência relevante de 6,8 MWh de hidroeletricidade renovável. Com o uso de sensores, o cargueiro pode fazer viagens de 7,5 milhas náuticas (12,07 km), segundo o presidente da empresa norueguesa de fertilizantes, Svein Tore Holsether.

Para especialistas, a capacidade de produzir navios com a mesma tecnologia do cargueiro norueguês ainda está longe de ser a grande solução universal para o setor marítimo. “Enfrentaremos entraves, contratempos, e diante de um elegante navio azul e branco, atracado em um píer em Oslo, é muito gratificante”, disse Holsther na época antes da viagem inaugural. 

face-red-heart-shape Que tal? Gostou? Então comente, divulgue Notícias & Novidades
© 2023 Notícias & Novidades Todos os direitos reservados 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato